Marc
Ferrez foi o mais importante fotógrafo brasileiro do século 19, se especializou
em fotografar a partir de 1870 as paisagens nacionais. Particularmente gosto de
suas imagens que apresentam trabalhadores rurais e urbanos (escravos e
libertos) o que me inquieta é a abordagem aparentemente neutra do fotógrafo e a
exposição de pessoas visivelmente incomodadas ou constrangidas com esse fato,
ou de aspecto muito melancólico.
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Vendedor de pão doce (1895) |
Marc
Ferrez foi o principal divulgador de imagens do Brasil internacionalmente. Na
série de imagens de vendedores de ruas estão imagens em que as pessoas evocam
formas icônicas, ao serem fotografadas sobre um fundo neutro, que evidencia a
forma expressiva de rostos e detalhe da simplicidade das vestes. O fundo neutro
permite também mais dignidade as pessoas centrando a reprodução nelas e não no
seu entorno.
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Garrafeiros (1895) |
São
imagens com mais de 150 anos, mas que ainda tem muito a nos dizer de um país
que estava saindo das raízes do escravismo em busca de uma aproximação com a
construção de um mercado assalariado de trabalho. São registros mesmo
idealizados com um claro tom artístico, aproximado com a pintura da época. As
fotos foram feitas na Cidade do Rio de janeiro que foi sua grande paixão de
cenário fotográfico.
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Barbeiro (1890) |
As imagens são o registro de uma sociedade que passava por transformações profundas
de um escravismo cruel para trabalhadores remunerados. O valor das imagens é imensurável com domínio estético de luz e composição. As fotografias foram
realizadas conjugando tanto o olhar do fotográfico quanto sua observação da
cidade que Ferrez teve diante dos olhos, recriando essas impressões e vivências.
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