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Impressão: sol nascente. Monet. |
Em 1874 um grupo de artistas
organizou em Paris uma exposição de quadros independente, numa tentativa de
encontrar uma saída para suas obras que se encontravam a margem do Salão
Oficial. O quadro que marca os limites desse movimento é Impressão: sol nascente de um dos participantes Claude Monet. Não
existe uma definição precisa que condense o número de quadros que possam ser
descritos pelo termo Impressionista, mas algumas características são
definidoras: a paisagem impressionista por excelência possui tamanho pequeno,
irregular em relação a composição, era realizada ao ar livre, as cores são
quase sempre brilhantes e contrastantes, a pincelada é livre e intuitiva.
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Regata em Argenteuil. Monet. |
Os principais integrantes do grupo
de 1874 são: Claude Monet (1840-1926), Camile Pissarro (1830-1903), Pierre
Auguste Renoir (1841-1919), Paul Cézzane (1839- 1906). As técnicas dos
Impressionistas constituíam meios para unir a cor e o desenho em um só traço. Tradicionalmente
a pintura impressionista é tida como totalmente acidental e desorganizada na
composição. A aparente informalidade do Impressionismo fazia parte de uma
tentativa deliberada de transmitir a percepção imediata que o artista teve do
mundo que o rodeava.
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A casa de Zola. Cézzane. |
Nas paisagens os impressionistas criaram
as composições, dos quadros escolhendo um ponto de vista que determinava de que
maneira as formas que tinham diante dos olhos deviam se relacionar entre si.
Uma outra característica interessante dos impressionistas é o interesse por
temas da vida moderna por excelência. Monet e Renoir não demoraram muito para
adotar os temas da Paris urbana e dos passatempos suburbanos dos burgueses, representando
a classe média passeando pela cidade e se divertindo nos parque e nos campos
dos arredores.
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O Palco. Renoir. |
No contexto das convenções da época
o Impressionismo surgiu como uma forma de arte revolucionaria e radical tanto
no que diz respeito a técnica quanto ao
tema. Suas qualidades são pictóricas o que o transforma essencialmente em uma
forma de arte. Com o meu olhar contemporâneo, vejo o Impressionismo como um
movimento que foi minando a ideia tradicional do quadro de grandes proporções e
acabamento perfeito dando lugar a um tipo de pintura mais informal, com uma
concentração de frescor, desapego e modernidade.
Compartilho do seu apresso pelo Impressionismo..tive a oportunidade de visitar uma exposição do Monet em SP e suas obras são de tirar o fôlego. Inter
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