A
moda é algo mais do que simplesmente vestir nus, Bourdieu o pensador francês, entendia
como uma forma de distinção ou afirmação dos grupos dominantes incluindo entre
estes, o consumo de moda. A moda é o gosto pelo novo e pela mudança, com
caráter de subjetividade própria do sistema capitalista, a tempos deixou de
representar apenas frivolidades, estudos acadêmicos a consideram como nova
forma de pensar e agir. A parte que mais me interessa é a fotografia de moda,
notadamente, aquela produzida no período do pós Guerra.
No
pós Guerra uma nova geração de fotógrafos baseados em Nova York, ajudaram com
fotografias como Dovima com Elefantes,
a reerguer as casas de alta costura francesas. Em 1947, após anos de escassez
de tecidos, o estilista Christian Dior apresentou sua primeira coleção em
Paris. Seus modelos anunciaram o renascimento da feminilidade, caracterizado
por quadris salientes, cinturas bem apertadas e saias cheias e longas.
O
tom pastel dominava as revistas da época, publicações como Harper’s Baazar nos
anos, 1940 e 50, introduziram pela primeira vez, a luz natural, locações
exóticas e ao ar livre. Onde é possível ver fotos como da modelo Natalie Paine
fotografada na Tunísia maio verde escuro e lábios e unhas de vermelho vivo, a
foto simboliza o estilo de vida da mulher americana moderna como uma confiante
turista internacional.
Em
fins dos anos 1950, a alta costura estava em decadência e o eixo central do
mundo da moda encontrava-se mais uma vez em transição. Em um período de
evoluções sociais drásticas, Londres se tornou o epicentro criativo para jovens
estilistas e fotógrafos de moda. Os principais jornais traziam um número cada
vez maior de fotografias de moda, a medida que roupas sofisticadas, porém
acessíveis e produzidas em série, ficavam ao alcance do público geral.
As
revistas Vogue e Harper’s Baazar, foram os meios mais notáveis de consolidação da
fotografia de moda. Essas publicações visavam as mulheres ricas bem como quem
aspirava uma vida de luxo. A produção da fotografia de moda sempre foi um
elemento criativo entre fotógrafos, modelos, diretores de arte, editores,
assistentes fotográficos, retocadores.
A
fotografia de moda sempre se inspirou na cultura da época e foi moldada por
ela, observando um percurso histórico do pós Guerra a atualidade, percebe-se que
antes de apresentar produtos com clara intenção comercial, o que pode se ver é
um registro cativante das mudanças drásticas vividas pela mulher na sociedade.
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