Rembrandt foi um pintor holandês
nascido em 1606. Com o uso de técnica em gravuras apresentou uma notável maestria e magistral capacidade expressiva. Se dedicou a representação de histórias,
aos autorretratos e outros retratos de gênero. Sua obra se concentrava em
pinturas históricas tomando como ponto de partida modelos reais vestidos com
trajes exóticos. Esses modelos são caracterizados por uma acentuada
expressividade fisionômica.
Seus quadros reverberam uma luminosidade
transparente e sobrenatural, que atesta as indagações empíricas que Rembrandt
fazia sobre a luz. Após trabalhar com gravuras e figuras históricas, realiza em
Amsterdam por volta de 1630 as primeiras encomendas como o retrato de Amalia
Von Solmes e a Lição de Anatomia do
Doutor Nicolaes Tulp. Esse tipo de encomenda se tornou comum, ele eliminava
os excessos e se concentrava na essência da cena. Foram numerosos retratos
dessa época, mostrando ricos burgueses, religiosos e funcionários públicos
municipais. Esses retratos transmitiam sempre a impressão de uma presença viva
e comunicativa.
Seu trabalho chega a romper com
cânones tradicionais quando ele busca dissolver as fronteiras entre a gravura e
a pintura. Na história da gravura pouquíssimas imagens de paisagens são
comparáveis, em beleza, à grande impressão conhecida como Três Árvores, em que a gradação de distância entre a cidade e o
campo alcançam notável refinamento. Na gravura 100 florins a luz preserva o forte poder simbólico de seus quadros
bíblicos.
O que mais gosto em seu trabalho é
que a realidade se impõem sobre a beleza ideal, os defeitos e as imperfeições
dos corpos aparecem. Seu trabalho fascina pela forma como o objeto é
representado, especialmente num ambiente fechado, ele se exercita com prazer em
todas as manifestações possíveis de luz natural e artificial, além de seus
reflexos.
O tema de sua arte é tudo aquilo que
é propriedade do indivíduo, da família, da comunidade, da nação. Mais também o
próprio indivíduo. Sua obra deporta o melhor do olhar contemplativo, ele
retratava seja nos retratos encomendados ou nos autorretratos o que sentia o
que pode explicar o aspecto hipnotizante de sua obra.
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