O magistério é um exercício de
aprendizado mútuo, aprendi mais dando aulas do que estudando sozinha, disso
tenho certeza. Durante uma boa época ministrei a disciplina de adolescência, e
daí surgiram várias pesquisas e indagações sobre o assunto. A primeira e
primordial é a de que adolescência e puberdade são coisas diferentes. Puberdade
é a transformação biológica sofrida pelo corpo entre os 12 e 13 anos e
adolescência é um processo de construção social que varia de acordo com a
cultura.
Margareth Mead, antropóloga
americana, em pesquisa realizada na ilha de Samoa na primeira metade do século
XX, descobriu que a adolescência era uma período comum da vida, que se passava
de forma suave, não existia marcas de angustias emocionais ou psicológicas,
como nos Estados Unidos.
Até o século XX no Ocidente, as
crianças eram vestidas de forma lúdica como marinheiros, escoteiros ou adultos
em miniaturas, por volta dos13 a 14 anos, eles abandonavam as calças curtas e
esperava-se que se comportassem como adultos. O termo adolescente só surgiu em
1898 com o psiquiatra americano Stanley Hall, mas só se tornou popular após a
Segunda Guerra Mundial, na mesma época em que surgiu o rock e a revolução
cultural.
O que moldou o que hoje conhecemos
como adolescência foi a vida urbana do pós guerra, a revolução cultural e
sexual, a mudança dos padrões de comportamentos influenciados pelo Cinema e
mais tarde pela televisão e a criação definitiva de uma fase da vida em que o
indivíduo se reconhecesse como jovem e deve-se seguir um padrão identificado,
como por exemplo, pelo jeans e a camiseta.
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