segunda-feira, 7 de julho de 2014

A FILOSOFIA DO CASAMENTO


            Com tantas maneiras de se relacionar nos dias de hoje o casamento parece um assunto fora de moda, então por que as pessoas continuam a se casar? Dentro das histórias de vida de cada um todo ser humano constrói o seu personagem, isso significa que nós escolhemos uma maneira pela qual queremos ser vistos e acolhidos pelo nosso mundo.


            Os personagens é que se casam. Existem personagens generosos, doadores e são esses que permitem que se vejam a pessoa. Existem os personagens dissimuladores que não permitem que se veja a pessoa, quanto mais dissimuladores mas impraticável se torna o casamento. Dentro do personagem que mostramos ao mundo habita o ser misterioso que é a pessoa que nós somos.


            Jamais o outro vai conhecer o companheiro em sua totalidade assim como eu não me conheço completamente porque se eu me conhecer completamente eu não preciso mais viver. Se eu conhecer o outro completamente não terei mais expectativas em relação a ele. A vida é feita da dinâmica das angústias. Nenhuma união se sustenta voltada somente para atender os nossos interesses pessoais, porque união é dialogia de vida. União é a iluminação do encontro pessoal que é algo que acontece no momento em que os personagens generosamente vão mostrando as pessoas que os involucram.


            O século XIX cunhou uma fórmula de que homem é igual a produção que é igual a dinheiro. Sheller filosofo alemão, chamou essa fórmula do desastre antropológico que nos veio do século XIX. Por isso que na nossa sociedade de consumo as coisas valem cada vez mais e as pessoas cada vez menos. O desvario individualista da sociedade de consumo é o que mais compromete as uniões hoje em dia. Embora a sociedade não sobreviva sem as estruturas familiares que hoje se fundamentam em casamentos formais ou informais.


            Nós, homens e mulheres da contemporaneidade acabamos de uma forma ou de outra reproduzindo um conceito industrial, que é o conceito de produto descartável e isso quando aplicado em nossas relações interpessoais é lamentável. Vemos com muita frequência pessoas usando as outras quando interessa e descartando quando não interessa mais.



            Os personagens aprisionam de tal forma as pessoas que há casamentos que são insustentáveis. É preciso descobrir que vale a pena a inclusão que se faz no território do outro, o descobrimento da mútua imperfeição num casal que se fingia perfeito durante o namoro. O matrimônio é alguma coisa que exige compaixão, compassividade e doação. Compaixão no sentido de sofrer com o outro ao ajuda-lo a superar suas dificuldades, não apenas pelo pragmatismo de uma troca, mas pela alegria de ser alguém que é importante para esse outro. Acredito que a grande política do casamento é que cada um tenha que ceder um pouco para nenhum dos dois ter que ceder tudo.

domingo, 6 de julho de 2014

O MOVIMENTO CULTURAL ROMÂNTICO


            Inicialmente quero começar deixando claro que o Romantismo enquanto movimento cultural surgido na primeira metade do século XIX foi mais uma questão de ponto de vista do que propriamente de características estilísticas definidas. Sua denominação provém de sua sustentação emotiva e intuitiva. O Romantismo se sustentava em filosofias transcendentais de autores como Schelling a partir das críticas de Kant.


            Foi um período em que se viveu um entusiasmo pela Idade Média, com renovada força ao gótico principalmente na arquitetura. Em termos estéticos havia um interesse pela cor com a criação de efeitos vibrantes. A paisagem foi considerada como a forma de arte mais importante. Um dos mais importantes representantes do Romantismo francês foi o pintor Eugene Delacroix, sua obra mostra cenas de paixão, violência e sensualidade, aliadas ao colorido das vestes e paisagens.



            O Romantismo foi revolucionário a intuição como ponto de partida baseado  numa autoconsciência era algo extremamente revolucionário, na medida em que liga o processo do pensamento com a imediatez da sensibilidade. É o movimento que mistura idealidade e materialidade numa nova concepção metafísica. Mesmo não tendo um definição precisa do que seja esteticamente definido como Romantismo trata-se de um dos movimentos mais significativos na história da cultura humana, com rebatimentos artísticos, científicos e filosóficos sólidos e duradouros.

segunda-feira, 30 de junho de 2014

SIMONI DE BEAUVOIR: O QUE É SER MULHER?


Conheci a obra de Simoni de Beauvoir a muito tempo quando estava na faculdade de Serviço Social em especial O Segundo Sexo, lançado em 1949. Penso que seu texto continua tão atual quando da data de seu lançamento. Trazendo a máxima o que é ser mulher? que continua sendo uma pergunta atual, que deve ser feita por todas nós em algum momento da nossa vida. Ela tem uma das principais frases do movimento feminista não se nasce mulher, torna-se mulher.



A mulher não tem um destino biológico ela nasce numa cultura que define seu papel dentro da sociedade. Durante muito tempo as mulheres desempenharam o papel de mãe e esposa ocupando espaços como o casamento ou o convento. O interessante é que a própria Simoni, de origens burguesas, rompe esse papel ao se negar a ter um casamento arranjado e opta por uma vida de sucesso acadêmico.




O Segundo Sexo é uma obra de inspiração para conhecer o processo de construção em que as mulheres são criadas para ser inferiores aos homens. Acho que sua obra continua atual porque propõem a discussão democrática e a ruptura das estruturas psíquicas, sociais e políticas de um modelo de mulher pré- determinado. Trazendo para o debate o mais importante princípio: como as mulheres se enxergam? Seu trabalho jogou luz para a causa feminista. Hoje as mulheres podem ser o que desejarem independente das convenções sociais e dos modelos pré estabelecidos, embora ainda tenham que lutar para desmontar o preconceito das estruturas psíquicas da sociedade. 

terça-feira, 24 de junho de 2014

A MELHOR COMÉDIA DO CINEMA: QUANTO MAIS QUENTE MELHOR


            Quanto mais Quente Melhor de 1959 é uma comédia no estilo pastelão estrelada por Marilyn Monroe e Tony Curtis, impregnada de cinismo. Curtis acha que só quer sexo, Marilyn que está apenas interessada em dinheiro e eles, ficam espantados e encantados ao descobrir que a única coisa que querem é um ao outro. O enredo é a típica comédia de besteirol. Curtis e Lewis desempenham músicos de Chicago vestidos de mulher para fugir da máfia. Eles se agregam a uma banda feminina e lá conhecem Marilyn que está em busca de um milionário, Curtis se finge de milionário para conquista-la.


            O filme continua leve, divertido, com Marylin como cantora interpretando muito bem como no solo em que canta “I Wanna Be loved by you” em que ela transforma numa fascinante e ruidosa ambientação sexual. O interessante é que ela parece alheia a sua conotação sexual, pois canta inocentemente a sua música como se fosse a única verdade.


            Um fato curioso são as lendas que existem em torno do filme. Curtis dizia que beijar Marilyn era como beijar Hitler. Marilyn tinha enormes dificuldades para decorar as falas, com extravagâncias e neuroses. A história é sobre os músicos que se vestem de mulher, mas é ela quem rouba a cena. Lemmon o companheiro de Curtis é quem aparece numa das melhores cenas do filme. No dia seguinte a uma noite romântica com um milionário, e brincando com castanholas, diz que vai casar com este para ficar com a pensão, no melhor do segmento pastelão.



            O final é uma pérola, quando o milionário que vai casar com Lemmon descobre que ele é homem e Monroe que Curtis não é um milionário eles não se aborrecem e o clima divertido do filme permanece. Comédia que se mantém atual, vê-la hoje ainda é divertido, inteligente e cativante, mesmo para o nosso olhar contemporâneo bem mais sagaz do que o público da época em que o filme foi produzido.

domingo, 22 de junho de 2014

ÉDOUARD MONET PIONEIRO DAS ARTES MODERNAS


            Observando a obra do francês Édouard Monet  especialmente o quadro Piquenique no Bosque podemos ver uma distinta moça nua ao lado de dois rapazes. A obra traduz revolução tendo sido grande novidade do Salão dos rejeitados que reuniu pintores que não participaram do Salão de Belas Artes de 1863. A exposição reuniu grandes pintores daquele ano e contou com a participação do imperador Napoleão III que tratou a obra como atentado ao pudor.



            Na segunda metade do século XIX o nu não era novidade na pintura. A radicalidade de Manet foi colocar uma mulher de verdade sem roupa no quadro. Antes mulheres nuas eram deusas, semideusas ou obras que remetiam ao classicismo grego. A negação das convenções e sua busca por retratar uma nova liberdade para tratar de temas convencionais, talvez possa ser considerado como o ponto de partida da arte moderna.