domingo, 14 de outubro de 2012

ESTUDANDO FOTOGRAFIA





            Fico imaginando como gosto de várias coisas, e o tanto de tempo que necessitária para fazer tudo, mas, mesmo gostando dessa multiplicidade de coisas que compõe à vida vou fazendo o que posso de acordo com as oportunidades. Esses dias resolvi estudar fotografia, gosto de cinema e sempre quis entender mais das técnicas fotográficas que ampliassem o meu olhar de espectadora, de pessoa curiosa.


            Vejo a fotografia como, um momento único entre o fotógrafo e a cena que ele encontra a frente, e trata-se de pura arte, mesmo em tempos de fotografia digital em que as pessoas vivem com máquinas fotográficas portáteis e com um simples clique registram o que veem, o que desejam. Mas é uma arte mais meticulosa do que o meu entendimento poderia conceber. Registrar uma cena exige um processo de produção raciocínio e montagem. Exigindo técnica e controle do resultado final de uma única imagem. É preciso entender ou saber do que se trata de coisas como: abertura focal, diafragma, profundidade de campo e sobretudo de luz, que é a matéria prima da fotografia.


            A fotografia só é arte porque tem a cultura abstrata como alicerce, acho que é também artesanato, porque o cotidiano suplica, por novas ideias, visuais fieis da dinâmica do mundo em que vivemos. O caminho que separa a massa clicadora da fotografia pensada é raciocínio da cena e entendimento das técnicas, o que dará um resultado que vai além do clique sem pensar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário