quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Sgt. Pepper’s : O MELHOR DOS BEATLES



            Já tinha pensado em como escrever sobre os Beatles aqui no blog, ouvindo incontáveis vezes o disco Sgt. Pepper’s pensei por que não falar dele, afinal é o melhor da mítica banda. Mesmo sabendo que se trata de um clichê cultural, esse disco é uma referência, um paradigma e vejo que artistas da nova geração tentam recriar na internet no ambiente das músicas virtuais, a noção de álbum, mesmo que hoje os jovens escutem músicas individuais e não o disco inteiro.


            Sucesso de crítica e público imediato na ocasião do seu lançamento 47 anos atrás, Sgt. Pepper’s marca a maioridade dos Beatles e foi concebido em uma época em que Jonh, Paul, Georg e Ringo estavam cansados da beatlemania e resolveram deixar as turnês. A partir daquele momento seriam um banda de estúdio como os maiores do seu tempo e poderiam assim, usar todos os recursos disponíveis.


            Sgt. Pepper’s é quase um disco inteiramente conceitual, ultrapassando a linha do pop rock ao se aproximar do mundo erudito em A Day in the life, e quando Georg se aproxima do mundo oriental com uma cítara. Foi justamente com esse disco que o produto virou pop, uma nova forma de pensar a música dentro de uma escala de grandeza, nunca antes vista.


            Ícone cultural a música dos Beatles ainda seria um marco da estética hippie, seu mais fiel representante, numa das associações mais fortes entre música e comportamento, entre banda e sentimento de uma geração. Era o ápice do psicodelismo, mensagens cifradas as drogas podem ser encontradas ou não em canções como Lucy and Sky with Diamonds, mostrando que uma banda de rock servia para algo mais do que fazer as pessoas dançarem.


            O clássico dos Beatles sobreviveu porque extrapolou meramente a música, com o álbum eles saíram da estética pop e atingiram o patamar de grande arte. No Brasil influenciaram a tropicália de Gilberto Gil e Caetano Veloso além do rock dos mutantes. Comprei o disco no I tunes a loja de música virtual da Apple e ao contar pela classificação do volume de vendas, o caminho para a ousadia pop foi aberta por ele e é por isso que ele continua atual, com vinil ou de forma virtual. 

4 comentários:

  1. Com o tempo passei a considerar os BEATLES com uma maior relevância dentro do contexto da música do século XX, não por gostar da banda,mas pela influência sobre outros artistas e movimentos. Ouvir a banda é como qualquer coisa de insignificante( dentro da minha perspectiva de musicalidade) mas não tem como desconsiderar a abrangência de sua influência e de seu poder de comoção. Eles realmente alteraram a estética e as própria expressão das afetividades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe, eu só passei a considera-los como falo no texto, com o tempo e a familiaridade!!

      Excluir