sábado, 26 de outubro de 2013

OS CELÉBRES PRATOS DA CULINÁRIA FRANCESA





Além de bela arquitetura e paisagem a França também  é conhecida pela comida típica, que mistura queijos, vinhos e temperos. Com grande variedade de pratos de acordo com as regiões. Experimentar uma comida francesa é considerado pelos críticos como um refinamento das habilidades na cozinha. A gastronomia francesa é tão importante que entrou para o patrimônio imaterial da humanidade reconhecida pela Unesco.


A clássica cozinha francesa inclui pratos baseados em molhos, levam queijo na maior parte das receitas. Dentre os alimentos vegetais usam-se alho-poró, berinjela, batata, cebola e abobrinha. O povo consome muita carne as mais comuns são: coelho, porco, carneiro, galinha, sapo, cordeiro, peru e pombo. Os vinhos são consumidos como água e uma refeição sem eles, é uma refeição incompleta.


Os principais pratos da culinária francesa considerados pela tradição e pela crítica gastronômica são:


Escargot- prato de caracóis cozidos e servidos como aperitivos.


Foi gras- fígado de ganso especialmente engordados para esse fim, seu sabor é descrito como rico, amanteigado e delicado. É servido como mousse e também como acompanhante de carnes.


Quiche lorraine- dourada no forno e servida quente na companhia de uma salada. O seu sucesso se deve as possibilidades de variações pode ser acompanhada com queijos, legumes e pestos. Vai bem com vinhos brancos.


Sopa de cebolas- prato parisiense por excelência, acredita-se que nasceu em Lyon, no sudeste do país. Sua versão gratinada é parisiense, na Cidade é servida em cardápios de bistrôs populares a refinados restaurantes.


Coq au vin- é um prato feito a base da carne de galo e vinho. O tipo de vinho varia de região para região, pode ser tinto, branco ou até champanhe.




Pães e queijos- os pães franceses são feitos de forma artesanal com miolo fino e macio, tendo como ícone a baguete. Os queijos mais famosos são: o camembert da Normandia, queijo de cabra, roquefort, brie de meaux, beaufort e salers.


Crepe suzette- Exuberante sobremesa com aroma de aristocracia feita de crêpes, manteiga, torrões de açúcar, suco de laranja e muito alcool.


Crème brullé- leite queimado em francês é feita com leite, ovos, açucar e baunilha. Com uma crosta de açucar queimado por um maçarico a uma bebida alcoolica que se deita sobre o creme.


Macaron- é um pequena bolo de aproximadamente 5 centímetros de diâmetro, são coloridos macios por fora e crocantes por dentro. Preparados com farinha de amêndoa e recheados com os mais diversos sabores. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário