terça-feira, 25 de setembro de 2012

O HOMEM E A CULTURA.





Esses dias ensaiei uma volta as ciências Sociais e isso me trouxe uma imensa satisfação, primeiro porque foi isso que eu sempre quis fazer da vida, estudar e discutir elementos que explicassem a sociedade. Nessas indagações pensei nas tentativas de localizar o homem no conjunto dos seus costumes, penso que o homem é formado por um conjunto de níveis cada um deles entrecortado com os inferiores e reforçando os que estão acima dele. Essa formação é composta por fatores biológicos, anatômicos, fisiológicos, neurológicos que forma todo o edifício da vida humana.


A noção do que seja a essência humana é revelada mais claramente nos aspectos da cultura que são universais como: religião, casamento, propriedade ou noção da vida eterna. O que seja humano não é tão claro naquilo que é típico de um povo em particular, pois cada um considera como sendo o ideal seus usos e costumes culturais.



A cultura é o conjunto de mecanismos de controle- planos, receitas, regras, instruções que governam o comportamento humano. Isso se expressa através do pensamento humano que é tanto social como público. A cultura não é somente aquilo que nos diferencia enquanto seres pertencentes a grupos sociais específicos, mas aquilo que nos controla, que dita as normas da vida humana, isso indica que não existe natureza humana independente de cultura. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário