segunda-feira, 28 de outubro de 2013

A ARTE DE TOMAR CAFÉ





            Li em algum lugar que nossas melhores lembranças gastronômicas são as da infância deve ser por isso, que tenho um predileção especial sobre o café e as lembranças que ele traz em minha vida. Quando criança acordava quase todos os dias com o aroma inebriante da bebida que meu pai fazia, perfumava a casa, ia até o meu quarto e preenchia os meus sentidos. Desde então, o café ocupa um espaço especialíssimo em minha vida e em meu coração.


            Agora estou numa fase de aprofundamento de conhecimento da bebida, testando variações e novos sabores, são os chamados cafés gourmet. São grãos de qualidade superior testados por profissionais qualificados chamados baristas, estes grãos apresentam condições especiais de adequação climática, solo, técnicas de manejo, produção e cultivo. O conhecimento sobre o café e como degustá-lo pode ser comparado ao vinho ou ao azeite de oliva.


Uso o café em cápsulas o que permite a qualquer pessoa extrair uma bebida de qualidade, com inúmeras nuances e diversificados sabores. E as variedades mais importantes são: Blend expresso- composto de sete criações com personalidades distintas e diversas origens, devem ser tomados em xícaras pequenas de 25 a 40 ml. As características dos blend são- contrastantes, cremosos, encorpados, intensos, adocicados e leves com um toque de limão. Na variedade Puro Originais, encontramos cafés com uma personalidade única e uma única origem os mais importantes são: Indriya da Índia- potente e picante com intensidade 10; Rosabya de Colombia- frutado e equilibrado com intensidade 6; Dulsão do Brasil- adocicado e suave com intensidade 4. Os Lungos oferecem uma gama de perfis e sabores e intensidades para serem tomados em xícaras grandes 110 ml, apresentam sabores estruturados, intensos e balanceados.


            O café é boa companhia para pensar a vida, tomar café é uma arte, além de uma elegante forma de socialização, que vai além de se ingerir simplesmente a bebida. O chamado para um café está carregado de características e charme próprios, não é beber qualquer coisa que dá uma ideia de desleixo, não é transgressor como tomar bebidas alcoólicas, ou constrangedor como sorvete, mas convites para uma saída descompromissada, são carregados do sentido de vamos tomar um café?

2 comentários:

  1. Nossa Aila...pensa numa pessoa alucinada por café sou cafécolatra assumida amo o cheirinho dele pela casa...é muito bom mesmo tbm me lembra a infância...ai que delicia...
    beijos...

    ResponderExcluir
  2. Que bom Katia então temos isso em comum, muito bacana!! Grande abraço obrigada pela visita!!

    ResponderExcluir